Informações
Como operar um guindaste com segurança
20/04/2021

Como operar um guindaste com segurança

O guindaste é uma máquina absolutamente necessária para qualquer serviço que exija o carregamento e transporte de objetos pesados, cargas e até veículos de forma ágil e prática.
Para operar, é necessário tomar certos cuidados para evitar acidentes que podem custar vidas. Por isso, fique atento e saiba neste artigo como operar um guindaste com segurança.

Origem do Guindaste

Muitos não sabem, mas o guindaste não é invenção do mundo moderno. Os primeiros registros datam do séc. I a.C, ao qual não se sabe precisamente se é uma invenção grega ou romana.

Os primeiros guindastes eram feitos a partir de uma estaca fincada no chão, no qual se erguia graças aos cabos que eram amarrados na sua extremidade superior. No topo ficava a roldana onde corria a corda que suspendia os materiais.

Esses guindastes eram limitados, sem que pudessem girar em outros ângulos sem se desequilibrar. A mudança só ocorreu após a Revolução Industrial, quando modelos fabricados com ferro fundido e aço foram desenvolvidos para suportar cargas maiores e angular em 360°.

Depois de conhecer a história do guindaste e como se aperfeiçoou ao longo do tempo e se tornou um equipamento moderno e funcional, vamos saber os passos necessários para operar com toda a segurança.

Como operar um guindaste com segurança: passo a passo

Primeiramente, devemos que operar um guindaste é um procedimento de risco, pensando nos riscos de acidentes que existem durante o procedimento, como o tombamento do guindaste, a queda da carga, o afundamento do guindaste e até um choque elétrico, o que pode levar a fatalidades.

Por isso, quando estiver nessa situação, é necessário ter um formulário para situações mais simples que contenha as seguintes informações:

  • Valores de carga;
  • Configuração do guindaste;
  • Capacidade do guindaste.

Em situações mais complexas, é elaborado um plano de rigging ao planejamento do trabalho, em que se prevê:

  • Movimento dos guindastes;
  • Configurações do espaço e do terreno;
  • Folgas operacionais;
  • Amarração.

O planejamento de trabalho com guindastes deve sempre estar focado em três pontos, a saber:

Equipamentos para operar um guindaste com segurança

Sempre verificar se todos os equipamentos utilizados possuem capacidade de operação, estão verificados e estão seguros e habilitados por um profissional habilitado.

Pessoas

Os profissionais devem ser treinados, capacitados e orientados para executar o transporte com segurança, obedecendo os procedimentos necessários.

Procedimentos

É importante saber se tudo está descrito no escopo do procedimento e se cobre todos os pontos da operação.

Com estes passos, é garantir que a segurança da sua carga e de todos os envolvidos sejam preservadas. Para executar o transporte de cargas, é importante que você tenha um parceiro e tenha know-how em como operar um guindaste com segurança. Conte com os Guindastes São José

Segurança é com Guindastes São José

Com mais de 45 anos de experiência em locação de guindastes, trabalhamos com profissionalismo e excelência, juntamente com profissionais treinados e qualificados, capazes de entender as necessidades de nossos clientes e fornecer soluções eficientes e que promovam a satisfação de todos os envolvidos.

A nossa frota própria possui guindastes que suportam cargas de até 225 toneladas. Não importa qual for a sua necessidade, os Guindastes São José têm a solução que sua empresa precisa.

Acesse nosso site, faça seu orçamento e veja como operar um guindaste com toda a segurança que você merece nos Guindastes São José.

 

Fale conosco para mais informações





    telefone