Informações
Plano de Rigging
20/04/2021

Plano de Rigging – O que é?

O içamento de cargas é um procedimento bem comum para o transporte de cargas pesadas de um local a outro através do uso de um guindaste e com um profissional qualificado. Mas a execução deste tipo de trabalho exige um planejamento para evitar acidentes que podem ser fatais. Por isso, existe o plano de rigging.

Vamos explicar neste artigo o que é este plano e a sua importância no dia a dia destes profissionais.

Origem do plano de Rigging

O termo “Rigging” é de origem inglesa e surgiu durante a Idade Média a partir do uso dos “rigs”, que significam “montagens e armações utilizando cordas e cabos”. Era usado principalmente na navegação medieval para transportar materiais e suprimentos para os navios que cruzavam o alto mar e traziam riquezas e bens.

Com o tempo, a nomenclatura se adaptou até chegar o nome atual “rigging”, e é empregada nos dias atuais para a ação de içar ou elevar grandes pesos através de cabos e cordas específicas.

O Ministério do Trabalho normatizou o uso do plano de rigging através da Norma Regulamentadora 12, em seu Anexo XII, que o define como um “planejamento detalhado e formalizado de uma movimentação de carga com guindaste”.

Depois de saber a sua origem, vamos entender abaixo com clareza e de forma prática o que é um plano de Rigging.

O que é um plano de Rigging na prática

O plano de Rigging consiste na elaboração de um documento no qual aborda os principais passos para a execução do içamento de cargas para transportar objetos pesados com segurança para todos os envolvidos.

Deve ser trabalhado para otimizar os recursos aplicados, evitando percas de tempo na execução da tarefa e diminuir o risco de acidentes de trabalho que podem ser fatais se feitas de qualquer forma.

Neste plano, é necessário verificar:

  • Condições de tempo ideais;
  • Maquinário e ferramentas utilizadas;
  • Características do solo;
  • Tamanho da carga;
  • Peso e volume;
  • Certificação dos profissionais envolvidos.

Com estas informações, é possível definir o raio de ação do profissional e do equipamento para içar a carga, o horário ideal para a tarefa, se haverá carga dinâmica e se o cronograma será cumprido integralmente.

Sabemos que a atividade de içamento de cargas exige total concentração e profissionalismo, além de contar com guindastes novos e com a manutenção em dia, além de ter uma consultoria sobre o plano de Rigging. Isso e tudo mais você encontra com os Guindastes São José.

Segurança é com Guindastes São José

Com mais de 45 anos de experiência em locação de equipamentos, trabalhamos com profissionalismo e excelência, juntamente com profissionais treinados e qualificados, capazes de entender as necessidades de nossos clientes e fornecer soluções eficientes e que promovam a satisfação de todos os envolvidos.

A nossa frota própria possui guindastes que suportam cargas de até 225 toneladas. Não importa qual for a sua necessidade, os Guindastes São José têm a solução que sua empresa precisa.

Acesse nosso site, faça seu orçamento e veja o que é um plano de rigging para o içamento de cargas cumprido com toda a segurança que você merece nos Guindastes São José.

 

Fale conosco para mais informações





    telefone