Como funciona a logística de transporte com guindastes em obras urbanas

De modo geral, a logística de transporte com guindastes em obras urbanas é um processo complexo que envolve planejamento detalhado, coordenação entre diferentes equipes e atenção rigorosa à segurança.
Se tratando realmente de ambientes urbanos, onde o espaço é limitado e a circulação de pessoas e veículos é intensa, o uso destes equipamentos exige estratégias específicas para garantir eficiência e minimizar impactos na rotina da cidade.
Entenda mais sobre esse assunto a seguir.
Sobre o transporte com guindastes em obras urbanas
Inevitavelmente, o primeiro ponto importante na logística de transporte com guindastes é o planejamento, sendo nesse momento que engenheiros, projetistas e especialistas em logística. Eles devem analisar as características do terreno, as dimensões dos materiais que serão içados e o espaço disponível para montagem e operação do equipamento escolhido.
Também são avaliados fatores como:
- Proximidade com redes elétricas;
- Resistência do solo;
- Altura dos edifícios vizinhos.
Esses elementos, juntos, determinam o tipo de guindaste mais adequado: guindastes móveis, fixos, de torre ou articulados.
Guindastes móveis, por exemplo, são transportados por caminhões até o local da obra e podem ser montados rapidamente, com menor impacto viário. Já os de torre, comuns em construções de prédios altos, requerem transporte de várias partes e montagem com auxílio de equipamentos adicionais, como guindastes auxiliares.
Vale frisar, de qualquer forma, que em obras urbanas a movimentação dos guindastes é altamente regulada, sendo preciso obter licenças junto a órgãos municipais de trânsito e obras, bem como agendar horários que causem menor interferência no tráfego local, geralmente durante a madrugada ou em finais de semana.
A interdição de ruas, calçadas ou faixas de rolamento, por sua vez, deve ser previamente comunicada à população.
Inclusive, não esqueça que a segurança deve sempre ser prioridade máxima e, independentemente da carga que o guindaste for transportar, o operador deve trabalhar em conjunto com riggers e sinaleiros, que orientam toda a movimentação, garantindo que não haja colisões com edifícios, fios de alta tensão ou pessoas.
Outro aspecto importante da logística de transporte com guindastes em obras urbanas é a coordenação com o fornecimento de materiais. A chegada de peças pré-moldadas, vigas, estruturas metálicas ou tanques deve ser cronometrada para coincidir com a disponibilidade do guindaste, evitando esperas prolongadas ou congestionamentos no entorno da obra.
Lembrando que, ao término da utilização, a possível desmontagem do guindaste também exige logística precisa. O processo deve ser feito com segurança e eficiência, seguindo o mesmo cuidado empregado na montagem. Em muitos casos, é necessário repetir etapas de bloqueio de vias e autorizações públicas.
Faça o transporte com guindastes em obras urbanas com o apoio da Guindastes São José
A logística de transporte com guindastes em obras urbanas é um trabalho multidisciplinar que alia engenharia, planejamento urbano, segurança e gestão de tempo. Sua execução correta garante não apenas o avanço da obra, mas também a harmonia com o funcionamento da cidade ao redor.
E, para que todo o processo aconteça com máxima segurança e melhor custo-benefício, não deixe de escolher o guindaste escolhido, junto à Guindastes São José!
Entre em contato para conhecer as características dos nossos equipamentos e como eles podem ser úteis em suas obras por meio da locação.
Últimos Artigos


